Radiocomunicação aprimora atuação do SAMU em região serrana

O CISAMU é o consórcio que controla e interliga o atendimento móvel de urgência prestado pelo SAMU, nos municípios paulistas de Taubaté, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga.  

Operacionalizado pelo Instituto Esperança, IESP, este importante serviço enfrentava desafios para atender as ocorrências em sua região de abrangência, a qual grande parte está localizada na Serra da Mantiqueira. 

Uma das maiores dificuldades era manter a comunicação estável com as unidades móveis durante as missões de socorro, quando estas adentravam áreas remotas.  

A TRC Engenharia de Sistemas foi, então, acionada. Após um diagnóstico detalhado das condições de sinais em toda a extensão territorial atendida pelo CISAMU, os especialistas da TRC desenvolveram uma solução baseada em uma estrutura robusta e efetiva de radiocomunicação. 

A implantação do sistema Hytera, composto por 5 repetidoras, 01 central de despacho e 40 terminais locados, foi seguida por um treinamento ministrado para todo o time operacional. 

Paulo Rozaes, Vice-presidente do Instituto Esperança, afirma que “a estrutura disponibilizada pela TRC tornou possível maior agilidade na comunicação em casos de emergência, servindo como um instrumento de comunicação indispensável para regiões remotas com esta em que atuamos”.

Converse com um consultor da TRC Engenharia de Sistemas para conhecer as diversas possibilidades de aplicações oferecidas pelos sistemas de radiocomunicação.

×