Por que os serviços essenciais não podem depender das redes de telecomunicação em uma situação crítica como a da COVID-19?

Com as medidas adotadas para combater a disseminação do novo coronavírus, mais pessoas estão em casa e, consequentemente, cada vez mais conectadas.

Ao usarmos nossos smartphones, usufruímos dos serviços fornecidos por uma operadora, por meio de sinais que trafegam pela rede de telecomunicações e suas milhares de torres. A sobrecarga no uso, entretanto, gera sérias preocupações no âmbito produtivo.

Atenta a este aumento de tráfego na rede, a União Internacional de Telecomunicações lançou dia 23 de Março, no portal da ONU, uma plataforma para ajudar as redes globais a enfrentar essa crescente demanda de sinal durante a crise mundial.

“A nova plataforma ajudará os governos e o setor privado a garantirem que as redes sejam mantidas resilientes e os serviços de telecomunicações estejam disponíveis para todos”, explica Houlin Zhao, Chefe da Agência UIT.

A solução visa compartilhar as melhores práticas e iniciativas implementadas por todo o mundo, durante a crise da COVID-9, oferecendo um importante respaldo aos órgãos reguladores. O principal objetivo é unir forças para que os serviços de telecomunicações estejam disponíveis na máxima extensão possível, incluindo lugares ainda sem acesso à internet.

Zhao destaca que as disponibilidades (tempo que a rede está no ar, independentemente das condições) são fundamentais para garantir a saúde, segurança e comunicação entre todos, mantendo nossa economia e sociedade funcionando.

As empresas que estão diretamente ligadas a serviços essenciais, como segurança pública e priva, corpo de bombeiros e SAMUs, ou setores que não podem parar, como o indústrias, por exemplo, precisam de alternativas seguras e práticas, como a radiocomunicação, caso suas redes fiquem sobrecarregadas e inviáveis para a operação.

A TRC é especialista em soluções de radiocomunicação para missões críticas e situações emergenciais, com profissionais capacitados no assunto e equipamentos robustos, fabricados por marcas líderes e homologadas pelos órgãos reguladores mais rigorosos do mundo.

Conte conosco nesse momento crítico para as suas operações. Queremos conhecer as necessidades da sua empresa e ajudá-la a garantir uma comunicação cada vez mais segura:

×